foto: Priscilla Melo

TAÍS NASCIMENTO

icone

Hoje uma preta tecnológica, eu vim das periferias de Recife e Olinda, e sou neta, filha e herdeira da sabedoria e força de mulheres negras que lavavam roupa na beira dos rios da cidade. Sou designer, apaixonada pelas formas mas também pela palavra - dita, escrita e, principalmente, pensada.

 
 
 
 
 
 
 
 
icone

Como uma mulher negra, lésbica e de periferia ocupando a área de TI, estou sempre atenta a esse espaço de exceção que em muitas vezes me encontro. Precisamos também estar presente nesses espaços, com nossas histórias, referências e trajetórias, e não apenas como consumidoras de tecnologia, mas como pensadoras e produtoras desse novo mundo digital que se desenha à nossa frente. Ocupar a tecnologia também é político.

icone

Sou graduada em Design e especialista em Design de Interação e Interfaces. A tecnologia sempre foi meu ofício, meu ganha-pão, somando cerca de 20 anos de trabalho na área de TI. Mais recentemente, tenho também atuado como professora, em cursos de extensão e especialização, mas também em ações voltadas à formação tecnológica de mulheres negras.

 
 
 
 
 
 
 
 
icone

Acredito no potencial transformador e libertador da educação, além de entender como político a nossa inserção nos campos de produção intelectual, cultural e tecnológica, pois são nesses espaços que são tomadas as grandes decisões e são desenhadas novas formas de comunicação, educação e também de poder.